Acesso à educação secundária ainda é desafio para meninas, diz Atlas da UNESCO
por Redação da Rádio ONU

O
Atlas contém mais de 120 mapas, tabelas e gráficos e ilustra como as
disparidades de gênero mudaram desde 1970 e como são afetadas por
fatores como localização geográfica, investimento, campo de estudo e
riqueza nacional.
O Atlas mostra que garotas em todas as partes do
mundo foram beneficiadas com os esforços de alcançar educação primária
universal, especialmente desde 1990, com dois terços dos países tendo
alcançado igualdade de gênero no nível primário. Mas o nível secundário
continua a ser um desafio para muitas meninas, especialmente na África
subsaariana e no sul e oeste da Ásia.
“O Atlas é um chamado para a
ação”, disse a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. ”Há ainda
grandes progressos a serem feitos para alcançar o grande número de
garotas e mulheres vulneráveis. que continuam a ter negado o seu direito
à educação.”
O Atlas mostra o tempo estimado que um garoto ou
garota passa na escola. Nos países árabes, por exemplo, as garotas estão
propensas a gastar dez anos, enquanto os meninos podem ter instrução
por um ano a mais.
O atlas também mostra como frequentar a escola
nem sempre se transforma em emprego e renda para as mulheres. “Pode
haver o mesmo número de homens e mulheres em sala de aula, mas até que
ponto ambos os grupos são incentivados a perserguir a sua educação e
potencial?”, questionou o diretor do Instituto para Estatísticas da
Unesco, Hendrik van der Pol.
Conheça o Atlas Mundial da Igualdade de Gênero na Educação em pdf.
** Publicado originalmente no site Rádio ONU e retirado do EcoD.
(EcoD)
http://envolverde.com.br/educacao/inclusao-educacao/acesso-a-educacao-secundaria-ainda-e-desafio-para-meninas-diz-atlas-da-unesco/
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