Consultar

Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

BRASIL PARA FRANCÊS LER.


Para francês ler

Escola de Ciências Sociais em Paris lança revista científica sobre o Brasil e está aberta a artigos de brasileiros sobre todas as disciplinas

Cristina Romanelli
  • Brasileiros sempre tiveram interesse em estudar a Europa, mas agora é o Velho Mundo que está de olho no Brasil. Foi lançada em outubro "Brésil(s). Sciences humaines et sociales", única revista francesa sobre o nosso país. Feita pelo Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (CRBC-EHSS), está aberta a artigos sobre todas as disciplinas, incluindo História.
    A revista substitui os Cahiersdu Brésil Contemporain, publicados de 1987 a 2010. “Era muito artesanal, e a periodicidade, irregular. Não correspondia mais às expectativas de uma publicação sobre o Brasil. Agora queremos atingir o patamar de revista científica internacional”, explica a diretora editorial Mônica Schpun.
    O número de estreia relembrará artigos já publicados e terá três inéditos, do antropólogo Peter Fry, aposentado da UFRJ, da professora de literatura da USP Walnice Nogueira Galvão e de Carlos Fico, historiador da UFRJ. “Esse tipo de publicação é importante para divulgar o trabalho de brasileiros. Também é bom para estimular pesquisadores estrangeiros a estudarem nossa História e a pesquisarem História estrangeira aqui”, diz Fico.
    Nos primeiros meses de 2012, a revista divulgará os artigos na Internet, com acesso gratuito. Depois, os brasileiros que se interessarem poderão comprar pelo site www.editions-msh.fr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enviarem comentários. Solicitamos, tão somente, a gentileza de não fazerem uso de linguagem vulgar.