Consultar

Seguidores

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

ACERVO DR. SEVERINO BEZERRA DE CARVALHO


Saudações crísticas e literárias!


No dia 24 de julho de 2019, eu e o colega Itamar Mateus, ambos alunos do último período do Curso de Letras - Português (UEPB), tivemos a enorme satisfação de sermos os primeiros graduandos do referido curso a fazermos uma visita ao Acervo do médico Dr. Severino Bezerra de Carvalho, que integra o acervo da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida.
Na oportunidade fomos muitíssimo bem recebidos por Ana Carolina Aragão e Anna Karoline Q. Braz. Ambas são responsáveis por cuidarem do acervo bibliográfico, fotográfico, discográfico (vinil, cd, fita k7), vídeos em VHS.
No momento, o acervo encontra-se instalado em uma sala de dois vãos, perfeitamente, cuidado, e em pleno processo de organização e catalogação. As informações dadas pelas duas funcionárias dão conta que todo o material será transferido para as futuras instalações da Biblioteca Central. Momento em que o acervo do Dr. Bezerra ocupará o mesmo espaço físico da Biblioteca Átila Almeida.
Costumam frequentar o acervo, ainda que de forma bastante esporádica, alunos do curso de Licenciatura em História da UEPB. Tal como dito, acima, até o dia de ontem, não havia registros de alunos do curso de Letras, seja Português, Inglês ou Espanhol, em visita, pesquisa, ou algo do gênero àquele material. Dr. Bezerra, tal como está registrado no folder SIB/UEPB, foi médico, nascido em Glória do Goitá - PE, em 1936. Contudo fixou residência em Campina Grande, onde tornou-se professor, pintor, escritor, dentre outras, e fundou a Faculdade de Medicina de Campina Grande e a Sociedade Médica de Campina Grande.
Ainda há muito material a ser catalogado. Muita coisa a ser salva em mídias mais atuais, mas, a despeito das adversidades, o trabalho continua e as portas estão abertas aos que desejam tomar contato com esse material que fez parte da vida de um homem muito importante para Campina Grande e a Paraíba, como um todo.

Abraços fraternos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enviarem comentários. Solicitamos, tão somente, a gentileza de não fazerem uso de linguagem vulgar.